Um sonho tornado realidade no coração da típica Aldeia do Pego, orgulhosa das suas tradições e da obra feita pelas gentes da terra. Assim se poderia descrever hoje o Centro Social do Pego, Instituição Particular de Solidariedade Social, nas suas diferentes respostas sociais e áreas de intervenção, transversais aos problemas sociais da freguesia e da região onde se insere.
Por entre o verde de uma paisagem com traços de Alentejo, onde os sobreiros salpicam os longos relvados, um amplo espaço marcado por uma ligeira colina, onde já nasceram três edifícios distintos, mas em tudo iguais entre si, nas cores, no envolvimento das pessoas, na luz e nas grandes janelas de onde se avistam rebanhos ou de onde se ouve o chilrear dos pássaros. Neste espaço aberto para a natureza os utentes, desde as crianças aos idosos, ocupam o seu tempo em atividades de aprendizagem, de ocupação, mas também em longas conversas e muitas histórias, poesias ou cantigas que avivam as memórias nas tardes soalheiras, entre as flores e os jardins, que eles próprios cuidam com carinho.
A obra do Centro Social do Pego foi iniciada com a construção do Centro de Dia, que abriu as portas no ano 2000, seguindo-se a entrada em funcionamento do Apoio Domiciliário, duas respostas sociais que atualmente prestam apoio a cerca de três dezenas de idosos.
A Creche entrou em funcionamento em 2004.
Uma década depois, em setembro de 2014, abriu as portas a Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas, usualmente designada por Lar de Idosos.
O Centro Social do Pego é hoje a imagem de uma empresa social, conta com cerca de noventa funcionários, Creche com capacidade para 37 bebés, dos 3 meses aos 3 anos; Jardim de Infância para 40 crianças até aos 6 anos de idade, acordo para 30 idosos em Apoio Domiciliário e capacidade para 40 em Centro de Dia. A ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas tem 68 camas.
Ontem como hoje o mesmo sonho, cuidar das pessoas com respeito, conforto e dignidade, em qualquer fase da vida.
Aos pequeninos vê-los crescer e voar…. E voltarem anos depois com saudade e um sorriso das memórias das brincadeiras. Aos mais velhos que entraram numa etapa de maior serenidade… aprender com eles a envelhecer e viver com eles o entardecer da vida.
23 Julho 1991
Escritura pública de constituição da associação sem fins lucrativos, Centro Social do Pego, Instituição Particular de Solidariedade Social e reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública
04 Março 1995
Início das obras do Centro de Dia
01 Março 2000
Início da Atividade do Centro de Dia e Apoio Domiciliário
12 Dezembro 2000
Inauguração Oficial do Centro de Dia
02 Maio 2002
Início das obras da Creche
17 Abril 2004
Inauguração da Creche
22 Setembro 2014
Início do funcionamento da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
11 Abril 2015
Benção e Inauguração da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
No Centro Social do Pego, somos movidos por uma missão ousada, alimentados por valores sólidos e inspirados por uma visão clara. A nossa missão é o nosso norte, os nossos valores são os pilares que sustentam o que fazemos e a nossa visão é o farol que ilumina o nosso caminho em direção a um futuro melhor.
Visão
Instituição promotora da excelência nas respostas sociais às necessidades que a sociedade nos coloca.
Contribuir cada vez mais para um futuro melhor, assumindo a responsabilidade na melhoria contínua dos seus procedimentos, métodos de trabalho e qualidade de serviços
Missão
Promover a educação dos mais novos, criar dignidade de vida e conforto aos mais velhos, contribuir para a integração e coesão visando uma comunidade mais inclusiva.
Prestar serviços à sociedade e à família, promover a solidariedade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar, ajustando continuamente os serviços prestados às necessidades emergentes do seu público alvo.
Valores
• Respeito, Tolerância, Excelência
• Pertença à Instituição, colaboração e trabalho em equipa
• Rigor, Lealdade, Dignidade e Honestidade
• Solidariedade, Qualidade e Confiança
• Não descriminação
• Valorização positiva do trabalho e das pessoas.
Compromissos
• Promoção da satisfação máxima dos nossos utentes, colaboradores e demais parceiros
• Empenho permanente na melhoria contínua da qualidade dos serviços que prestamos no caminho da excelência
• Empenho numa boa gestão
• Tratamento com seriedade de todos os parceiros
• Solidariedade com as famílias
• Colaboração com as famílias, as instituições e a nossa comunidade